Logo ParquetSP
Conheça a Muiracatiara e as aplicações de sua madeira
 | 

Hoje nós vamos falar sobre mais uma espécie nativa do Brasil que tem sua madeira apreciada para diversas aplicações, inclusive para a fabricação de pisos. Essa espécie é a Muiracatiara, que produz uma madeira resistente, bonita e que possui uma textura interessante. Saiba mais sobre ela e suas características.

A espécie Muiracatiara

A Muiracatiara (Astronium lecointei Ducke) é nativa do território brasileiro e sua ocorrência se dá nas matas dos estados da Amazônia, do Amapá, do Acre, no Maranhão, no Mato Grosso, no Pará e também em Rondônia. No Brasil também é conhecida como aroeira, aroeirão, aderno-preto, gonçaleiro, baracatiara, maracatiara-branca, maracatiara-vermelha, gonçalo-alves, maracatiara, muiraquatiara, muiracatiara-rajada e sanguessugueira. Fora do Brasil ela também tem seu nome popular que seria gonçalo alves e gonçalo alvez.

A madeira da Muiracatiara tem cores distintas em seu cerne e seu alburno, sendo que o cerne da Muiracatiara mostra-se em coloração variável que passa pelo bege-rosado indo até o tom castanho-escuro-avermelhado.

Sua madeira apresenta estrias ou veios escuros, que fazem com que ela tenha uma textura muito bonita, com variação de coloração que cria desenhos interessantes na madeira. O brilho natural da madeira de Muiracatiara é moderado e ela apresenta um odor praticamente imperceptível, assim como seu gosto também o é.

Porém, a madeira de Muiracatiara pode receber acabamento assim como as demais espécies e ela recebe muito bem o verniz ou a pintura, com isso, consegue-se especialmente um piso muito belo, em razão da textura natural da Muiracatiara e seu visual forte e expressivo que se ressalta com a aplicação de produtos adequados.

Durabilidade da madeira de Muiracatiara

Além de ter um visual muito bonito e cores interessantes variáveis, que a tornam uma madeira bela para ser aplicada em diversos fins, a Muiracatiara ainda traz a vantagem de ser uma madeira classificada com alta densidade e que se mostra dura ao corte, ou seja, trata-se de uma madeira resistente.

Apesar de em ambientes marinhos a Muiracatiara pode ser atacada por organismos perfuradores de madeira, ela mostrou-se resistente em outros testes. Uma das grandes vantagens da Muiracatiara é que sua madeira não é atacada por cupins de madeira seca e insetos que apreciam a madeira nesse estado, com isso, resiste às pragas e tem uma vida útil muito mais longa.

Ao ser testada em campo, a madeira de Muiracatiara sem tratamento conseguiu alcançar uma durabilidade de 7 anos, e sendo tratada com os produtos que  a tornam impermeável e que também espantam pragas e previnem outros problemas, a sua resistência se mostra superior, e isso a faz uma excelente opção para quem deseja uma madeira forte e bonita.

Aplicações da madeira de Muiracatiara

Embora seja dura e densa a madeira da espécie Muiracatiara não se mostra uma madeira difícil de ser trabalhada. Além de ter a boa trabalhabilidade a Muiracatiara ainda permite alcançar um excelente acabamento, por isso, é muito utilizada.

A Muiracatiara pode ser empregada para utilização na construção civil, podendo compor as madeiras de uso pesado em áreas internas, como para vigas, tesouras e também para caibros. Ainda na construção civil, ela é empregada para utilizações leves, como a fabricação de portas e janelas, os batentes dos mesmos, em caixilhos e venezianas.

A Muiracatiara também é utilizada como elemento decorativo e em detalhes da decoração, sendo empregada para a fabricação de pisos, também em forros, e rodapés, guarnições, cordões e lambris.

Suas outras aplicações se dão para a fabricação de mobília, lâminas decorativas, em cabos de ferramentas, na tanoaria, no transporte, em implementos agrícolas e peças e objetos torneáveis, assim como aqueles que precisam ser curvados.

Assim, a madeira de Muiracatiara é amplamente utilizada por diversos setores, mas sempre convém ter o cuidado de escolher o fornecedor certo, que possua o selo de certificação florestal, assim existe a garantia de proteção das florestas brasileiras.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross