Para onde é indicado o piso de madeira? Ora, para o ambiente que você desejar. Atualmente, com os vários tratamentos que a madeira recebe e as diversas opções de espécies, podemos instalar esse tipo de piso em qualquer espaço.
Ele combina com todos os estilos de decoração, compõem ambientes modernos, românticos, coloniais, rústicos, sofisticados, e muitos outros. Além de tudo isso, também é uma excelente alternativa para as tendências do design de interiores e da arquitetura.
Neste artigo falaremos um pouco sobre a instalação de piso de madeira em ambientes integrados para que você possa entender as vantagens de preferir esse revestimento. Continue lendo e veja como ele pode ser a saída para decorar esses ambientes contemporâneos.
A sala e cozinha integradas
Com o crescimento da urbanização e a expressiva ocupação das cidades, foi necessário que os ambientes se adaptassem para abrigar todas as pessoas. Assim, com o passar do tempo eles ficaram cada vez menores.
O que aconteceu foi que os cômodos começaram a ficar muito pequenos, provocando a sensação de clausura. Assim, uma nova forma de organização surgiu, que foram os ambientes integrados. Nesse caso, é mais comum vermos a sala e a cozinha sem divisões físicas.
Desse modo casas e apartamentos ficaram mais amplos e possibilitaram também uma melhor interação entre as pessoas. Afinal, a cozinha deixou de ser um ambiente exclusivamente de tarefas domésticas para se tornar uma grande atração, um ponto de encontro da família e amigos.
Apesar de toda essa praticidade e de deixar os ambientes mais agradáveis, sala e cozinha integradas trouxeram um desafio para arquitetos e decoradores. Agora é preciso decorar esses ambientes para que sejam valorizados.
A decoração de sala e cozinha integradas
Ao integrar a sala e a cozinha pode surgir a dúvida sobre como organizar e decorar esses espaços. Afinal, eles devem ter características bem diferentes ou serem similares? Devem se complementar ou ter limites bem demarcados?
Se formos pensar na proposta desse estilo, o ideal é que independentemente do tipo de decoração, pensemos em manter a sensação de amplitude que a falta de barreiras proporciona. Sendo assim, é interessante optar por elementos decorativos e recursos que permitam mais amplitude.
Pensando dessa forma, uma excelente alternativa é usar o piso de madeira. Ele pode ser usado tanto na sala como na cozinha, combina com esses dois espaços, traz praticidade na limpeza de ambos, então, parece ser o material ideal, certo?
Mas também existem formas diferentes de usar o piso de madeira na sala e cozinha integradas. Afinal, ele pode ter o mesmo estilo em ambos ou promover a divisão dos ambientes apenas pelo chão.
Piso de madeira idêntico na sala e cozinha
Ao optar por instalar o mesmo piso de madeira tanto no espaço da sala como no da cozinha, o efeito que alcançamos é o de mais amplitude. Em especial se usarmos tábuas longas instaladas na vertical, aumentando ainda mais a profundidade.
Essa configuração mescla os ambientes e não delimita o espaço de cada um. Isso será evidenciado pelos elementos típicos de cada cômodo, e por cores em detalhes que você deseje destacar.
Pisos de madeira diferentes
Mas se você prefere manter uma demarcação mais evidente da sala e da cozinha, a alternativa é escolher pisos de madeiras diferentes para esses espaços. Enquanto um tem um tom mais castanho, por exemplo, o outro pode seguir a linha branca.
Lembrando que não existe uma regra de cores para um espaço ou outro. O que você precisa é ficar atento ao estilo da decoração e às cores, para que o tipo de piso esteja de acordo com esse detalhe e valorize o conjunto.
A vantagem do piso de madeira na sala e cozinha integradas é a praticidade que confere para o dia a dia.
Como atende a todos os espaços é uma excelente opção para quem precisa de facilidades. Assim, você complementa a modernidade desse estilo arquitetônico com a elegância da madeira, e compõe um ambiente sofisticado e agradável, harmonizando o conjunto.